Fazenda Colubandê

A Fazenda Colubandê é uma das fazendas coloniais mais importantes do Brasil. A sua história começou no século XVII quando foi comprada por Duarte Ramires de Leão e ali sua família viveu até o século de XVIII, tornando a propriedade em uma das maiores produtoras de cana-de-açúcar da região.

Os historiadores presumem que sua construção seria anterior ao ano de 1620. O casarão foi construído em estilo barroco e conta com 38 cômodos, incluindo quatro no subsolo, onde ficavam as senzalas que abrigavam os escravos.

Também pertencente ao conjunto se encontra a Capela de Monserrate, que depois passou a se chamar Capela de Santana, erguida originalmente para o batizado do filho de Duarte Ramires de Leão, no ano de 1618.

Diante de toda a sua importância histórica, cultural e arquitetônica (sendo um dos únicos imóveis no brasil com arquitetura setecentista preservada localizada em área urbana), a Fazenda Colubandê foi tombada pela União desde 1940.

A Fazenda Colubandê foi tombada em 1939. Sua sede tem um valor expressivo e é um marco da arquitetura rural brasileira em virtude da sua beleza e mais, da sua importância sócio-cultural.

Localização: Rodovia Amaral Peixoto Km 10 – Colubandê, São Gonçalo – RJ

 

Share This